30/01/2014

Procon lança cartilha com planilha de orçamento familiar

pagamentos, impostos, tributos

Todo início de ano é a mesma coisa, pagamento de tributos, impostos e compra de material escolar fazem parte do orçamento familiar e torna o mês de janeiro o mais pesado para o bolso do consumidor. E como ainda temos os outros 11 meses para pagar contas fixas e gastos extras, o ideal é que as pessoas se organizem financeiramente para terem uma previsão do orçamento. Diante disso, o Procon de Campinas elaborou este informativo com dicas e orientações para auxiliar as pessoas na estruturação de um planejamento anual.





ACESSO AO INFORMATIVO - PROCON


Fonte: Procon



Uma cartilha com orientações sobre como se organizar financeiramente e programar o orçamento familiar para o ano que se inicia foi elaborada e divulgada pelo Procon de Campinas nesta terça-feira, 28 de janeiro. O material está disponível no site do órgão de defesa doconsumidor: www.procon.campinas.sp.gov.br

Dívidas contraídas no final do ano e a cobrança de impostos, tributos e compromissos com a compra de material escolar acabam provocando um desequilíbrio no planejamento financeiro. “O intuito da cartilha é ajudar o consumidor a ter uma visão geral de suas receitas e despesas, e assim se estruturar financeiramente”, salienta a diretora do órgão, Lúcia Helena Magalhães.

O Procon prevê várias situações que podem levar o consumidor a contrair dívidas e a ir em busca de empréstimos para poder quitá-las. Para evitar fatos assim, a cartilha traz informações e dicas, lembrando sempre que além dos gastos fixos, com aluguel, luz, gás, condomínio, escola etc, há também os eventuais, que podem envolver  despesas inesperadas com remédios, com lanches ou uma viagem. Por isso, é necessário o planejamento e uma eventual poupança para cobrir os gastos extras.

Mas para facilitar o planejamento financeiro, a cartilha traz um modelo de planilha para ajudar o consumidor nessa tarefa. O material está disponível no link http://www.procon.campinas.sp.gov.br/planilha-or-amento-familiar-0

O Procon atende o consumidor para esclarecimento de dúvidas ou denúncias pelo telefone 151. Pelo Procon Digital são registradas reclamações on-line pelo site do órgão ou pessoalmente nos veículos do Procon Móvel que funcionam das 9h às 16h, conforme endereços publicados na página eletrônica.

Pessoalmente, os consumidores são atendidos nos seguintes locais: Unidade Ouro Verde - Rua Armando Frederico Renganeschi, 61 - Jardim Cristina (ao lado do Terminal Ouro Verde), que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; Unidade Poupatempo Campinas Shopping - Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 - Jardim do Lago, que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h - sábado das 8h às 14h e a Unidade Centro - Av. Francisco Glicério, 1.307 - Centro – que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas no nosso site www.procon.campinas.sp.gov.br e no facebook: http://www.facebook.com/pages/Procon-Campinas/133714353409182


graziano imóveis

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